Aperfeiçoe o seu Pitch

Como Fazer Títulos Cativantes

Não desperdice Espaço Limitado
Oito em cada 10 destinatários apenas leem o título do seu press release, por isso faça-o contar. Os títulos dos press releases com o melhor desempenho rondam os 88 caracteres. Certifique-se que inclui as palavras-chave mais importantes (como o nome da empresa) dentro dos primeiros 70 caracteres, onde a maioria dos motores de busca e as linhas de assunto do e-mail são cortadas.

Dê nas vistas com palavras de ação
Os press releases com títulos que incluem palavras de ação têm o maior envolvimento, em evidência por anos de análise da Cision PR Newswire. Abaixo apresentamos as palavras de ação que aparecem consistentemente entre os press releases de maior desempenho distribuídos pela Cision PR Newswire.

Não seja Cliché: Evite estes termos excessivamente utilizados.

Quer captar a atenção dos jornalistas com um título incrível? Não use a palavra “incrível”.

Não só os jornalistas se cansaram de ouvir as palavras listadas acima, como 1 em cada 2 irá mesmo bloquear um profissional de RP cujos press releases soem demasiado a marketing direto e não a notícias reais.

Conclusão: Evite o jargão quando procura chegar aos Media.

illustration of overused words - leading, unique, groundbreaking, revolutionary, exclusive, best, braking, unprecedented

As Particularidades do Pitching e do Follow-up

Queríamos aprofundar a forma como os jornalistas se sentem sobre as relações públicas em particular, dado o enorme volume de comunicações que os jornalistas e editores recebem: quase metade dos jornalistas (46%) recebem mais de 50 pitches por semana - e não são apenas emails. As chamadas telefónicas e as mensagens nas redes sociais também fazem parte do dilúvio. Mais de 1 em cada 5 (22%) recebe mais de 100 pitches por semana. 

Infelizmente, uma boa parte desses e-mails vai diretamente para o lixo: a grande maioria dos jornalistas (91%) dizem que apenas cerca de metade dos pitches que recebem são relevantes para o seu público ou sector.  

Isto realça ainda mais a necessidade dos profissionais de relações públicas fazerem o trabalho de casa necessário para assegurar que os seus pitches chegam ao público certo.

Quantos pitches obtém por semana (incluindo emails, chamadas, mensagens de social media)?

No entanto, se há algo mais complicado do que acertar um contacto, é decidir sobre a abordagem de acompanhamento correta. A boa notícia é que a maioria dos jornalistas está recetivo a ouvi-lo depois de uma apresentação inicial ter sido enviada - mas apenas até certo ponto. 

Mais de metade dos jornalistas (55%) dizem que um follow up é suficiente, e 14% dizem que duas vezes está bem; no entanto, quase um terço dos jornalistas (31%) dão um completo “não, obrigado“ a um follow up.

Dica profissional - Leia a audiência

Se tiver feito um follow up e não tiver recebido uma resposta, há uma boa hipótese de o jornalista não ter achado o seu pitch relevante ou não o ter podido trabalhar na sua agenda. Seja como for, é provável que seja altura de seguir em frente, porque a persistência nem sempre compensa com os jornalistas: Cerca de 1 em cada 2 (48%) bloqueará aqueles que repetidamente lhes fazem follow-ups. Use o seu tempo e energia para encontrar um outro contacto que possa estar mais recetivo à sua mensagem.

Quantos follow up deve um RP fazer depois de enviar um pitch?

Checklist antes de Contactar Jornalistas: O que fazer para conseguir cobertura mediática

Uma pequena pesquisa sobre os jornalistas antes de os contactar pode poupar a todos muito tempo a longo prazo. 

Pesquise-os no Google

A maioria dos jornalistas tem perfis online ou em bases de dados de Media fidedignas, que frequentemente incluem informações sobre as publicações para as quais trabalham, os tópicos que cobrem, as suas redes sociais e como preferem ser contactados.

search icon
Conheça o seu trabalho

Tire tempo para rever as suas notícias anteriores. Este será o melhor indicador dos tipos de histórias que provavelmente vão cobrir e dos públicos para os quais criam conteúdos.

newspaper icon
Olhe para os calendários editoriais

Veja se e como a sua apresentação se enquadra no que já estão a planear cobrir.

calendar icon
Veja os feeds

Dê uma espreitadela à sua atividade nas redes sociais para ver o que estão a publicar, partilhar, gostar e comentar. Isto pode dizer-lhe ainda mais sobre os temas que mais lhes interessam e que mais provavelmente irão cobrir.

profile icon
Localização, localização, localização

Preste atenção à localização do jornalista e às regiões que cobre. A participação de um jornalista localizado no Porto num evento que tenha lugar no Algarve não lhe trará cobertura (mas pode ganhar um lugar na pasta de spam).

location icon

Nas suas próprias palavras

Ao longo dos anos, temos falado com dezenas de milhares de jornalistas sobre a forma como preferem ser contactados. Eis o que eles tinham para dizer.

Seja personalizado:

Mostre que fez o trabalho de casa.

 

“É muito importante personalizar as mensagens. Gosto de ver que os profissionais de RP prestam atenção a quem eu entrevisto [e ao que eu] apresento, em vez de copiar e colar um press release”.

“As colaborações são sempre mais eficazes quando os profissionais de relações públicas compreendem o nosso formato, o nosso estilo de conteúdo editorial e a nossa audiência antes da apresentação”.

“Gaste tempo a pesquisar sobre o jornalista que está a contactar... Quando tenho aquele raro contacto que me mostra que o profissional de relações públicas viu realmente o meu trabalho, eles têm a minha atenção”. 

illustration of a magnifying glass over a profile page

Seja curto e simples:

Vá diretamente ao assunto – e rapidamente.

 

“Recebo centenas de pitches por dia, e é impossível ler cada um deles completamente, por isso as duas primeiras linhas são importantes”.

“Por favor, seja claro e conciso sobre o que está a apresentar no início do seu e-mail; recebemos frequentemente e-mails que demoram vários parágrafos a introduzir o assunto”.

“Não vou ler uma apresentação demasiado longa. Basta que nos deem a ideia principal e me avisem se posso contactá-los se tiver alguma dúvida”.

illustration of blue squiggly lines

Seja direto:

Deixe os artifícios e a falsa familiaridade.

 

“Quando [a apresentação] se parece mais com um esquema de vendas em pirâmide, é uma grande desilusão. Prefiro o método direto: “Este produto é ótimo. Sinta-se à vontade para experimentá-lo por si mesmo, e se concordar que é ótimo, gostaríamos muito que o partilhasse com os seus leitores”.

“Não use [um] título clickbait. Diga-me apenas porque me contacta. “A melhor moda de sempre’’ não me dirá nada; no entanto, “vestidos da [marca do nosso cliente] para este Verão” diz-me tudo.”

“Faça a apresentação simples e direta... Certifique-se de que a linha de assunto diz o que está a apresentar... nada de ‘pergunta rápida’ ou outro título clickbait”.

illustration of two arrows, one straight and one squiggly

Como Lançar um Produto: O que incluir

Perguntamos aos jornalistas quais os elementos indispensáveis para que os RP incluíssem nas suas apresentações de produtos: