Reflexões Finais e Principais Considerações

Neste relatório, analisámos os desafios que os jornalistas enfrentam, as frustrações com que lidam e as formas como trabalham. Eles valorizam as relações com os profissionais de RP, mas existem necessidades e oportunidades para que os RP ofereçam ainda mais valor.

Como o negócio da comunicação é uma via de dois sentidos, com a confiança mútua entre relações públicas e jornalistas, alguns temas e variações ressoaram poderosamente dos resultados do inquérito sobre o Estado dos Media de 2022 da Cision, a partir do qual este relatório foi desenvolvido. 

Os jornalistas estão sobrecarregados de trabalho e têm poucos recursos. 

A maioria dos jornalistas está a cobrir várias secções e a desenvolver várias histórias por semana, tudo isto enquanto são inundados por pedidos de cobertura (muitas vezes inaptos). Mostrar um pouco de paciência e muita consideração pode ir muito longe na construção de confiança e melhores relações (e levar a melhor cobertura). Respeitar os seus prazos, compreender o que o seu público considera relevante, e fornecer a informação e o material necessário antecipadamente.

illustration of video playing on different types of media
isometric illustration of people working at their desks

A arte e a ciência de alcançar os Jornalistas
Os órgãos de comunicação social fornecem vias adicionais para se ligarem aos jornalistas, mas as mesmas regras de divulgação “tradicional” - os jornalistas têm as suas próprias preferências específicas quanto à forma como querem ser abordados, e podem identificar uma mensagem genérica, copiada e colada, a um quilómetro de distância. 

Uma imagem vale mais do que mil palavras
Os jornalistas utilizam imagens, vídeos, infografias e outros dados multimédia mais do que nunca. A maior parte do tempo, o ónus recai sobre eles para localizar esses elementos. Quanto mais conteúdo relevante e apropriado conseguir fornecer antecipadamente - com legendas e créditos incluídos - mais fácil será para eles cobrir a sua história, e mais provável será que eles queiram trabalhar consigo no futuro.

Viva o press release
Para todas as mudanças a que os meios de comunicação social assistiram nos últimos anos, uma coisa continua a ser a mesma: o press release continuam a ser um dos veículos mais poderosos para conseguir que a sua notícia, história, produto ou evento chegue às mãos dos jornalistas certos e ajudar esses jornalistas a criar histórias.

A personalização é poderosa
Os jornalistas estão a implorar um contacto mais personalizado. Sim, os jornalistas estão disponíveis nas redes sociais, mas a abordagem tem de ser correta. Os meios multimédia são ótimos, mas apenas se fizerem sentido para o seu meio, e mesmo o press release mais bem elaborado não tem qualquer hipótese se o conteúdo não for relevante.

Para os profissionais de relações públicas e comunicação que querem ter o maior impacto, é essencial construir relações com os Media. Fazendo o trabalho de campo antecipadamente para compreender o seu público de jornalistas (e as audiências que eles servem) vai fazer a maior diferença na sua capacidade de captar a sua atenção e estabelece as bases para uma parceria a longo prazo, mutuamente benéfica a longo prazo.

illustration of people holding up browser windows